terça-feira, outubro 09, 2007

Tens pá troca?

Pois é, comprei a caderneta de cromos de futebol 2007 / 2008 …

Aqui à dias em conversa com um amigo, sobre o tema (cadernetas) deu-me a vontade/saudade de fazer uma caderneta. E vai daí, comprei uma. Desde puto que não faço uma colecção destas, era engraçado toda a envolvência em torno dos cromos, poupava o bolo a meio da manhã para ir comprar uma carteirinha de cromos … que custava, sei lá, uns 20 a 25 escudos! Lembro também de andar, já no fim de acabar a caderneta, com uns 150 cromos repetidos para a troca…eu e outros.
- “Hey, tens pá troca?”
Era a frase mais badalada da escola quando à euforia dos cromos.

Havia outra frase, utilizada pelos gunas
-"Deixa-me ver os cromos para ver se já tenho"
-"Não tenho, deixa-mó"
-"Todos os cromos que tiveres são meus então"
-"Olha, tenho este...este...já tens este? ... tenho este..."
Acho que cheguei a vender alguns…p’raí 6 cromos as 20 escudos. (O que dava para ir comprar uma nova) No meu núcleo de colegas que faziam cadernetas haviam sempre um ou dois que se destacava e passado umas semanas já a tinha completa, pois os pais os tios e os avós compravam caixas para que ele a acabasse, enquanto um gajo poupava na comida para gastar nos cromos da bola…
E quando não havia aquele cromo que faltava? O Cromo “raro”!!
- “Hey, arranjas-teS o “raro”?!”
Só havia um ou dois por caixa, era preciso ter muita sorte para apanha-lo! Nunca cheguei a ter…fiquei com a caderneta incompleta…
Segundo esse tal amigo com quem tive esta recordação, ele recorria aos velhinhos que coleccionavam cromos para os comprar a peso de ouro…1000 paus!!! (estes eram daqueles para guardar, tipo os de baseball americano, há pessoal que dá dezenas de “contos” por eles) Estes velhinhos estavam ou nas ruas, com uma caixa de madeira ou nos centros comerciais … cheguei a ver alguns, só que a minha mãe dizia para eu não falar com estranhos…

Era um vício saudável.

Esse meu amigo também está a fazer a mesma caderneta que eu

Haaa, e comprei uma caixa de carteirinhas … só para coiso J

PS:. Tenho o Orlando da Académica pá troca, alguém quer?

1 comentário:

s0ninha d0s lim0es disse...

hahahaha
tu eh ke me estas um bom cromo "raro"
:)P